sábado, 13 de abril de 2013

Projeto: Romantismo em revista

MATÉRIA ENVIADA PELA PROFESSORA DALVANEIDE VASCONCELOS

FOTOS : ZÉ FREITAS  em  http://www.blogdozefreitas.com/




Projeto:
Romantismo em revista

      “Romantismo em revista” foi um projeto desenvolvido pela turma do 2º EM”A” da Escola de Referência em Ensino Médio - EREM Santa Terezinha, orientado pela professora de Língua Portuguesa Dalvaneide Ferreira de Vasconcelos, que tem como objetivo conhecer o estilo romântico, autores, obras, artes plásticas e música, com um diferencial, todo esse conhecimento foi apresentado de forma dinâmica e extrovertida, com a participação do público  nos estandes da revista falada, montada no auditório da referida escola, os visitantes apreciaram a produção da turma, exposição dialogada sobre as fases do romantismo e ao final assistiram a peça intitulada “Navio Negreiro” baseada na obra de Castro Alves.


Etapas para a realização da revista falada:
                                                                      

1. O amor romântico

O que era o amor para os românticos? Procurem defini-lo com base em textos românticos – poesia e prosa – e em textos teóricos. Como fonte de pesquisa, sugerimos as seguintes obras: O amor romântico e outros temas, de Dante Moreira Leite (Nacional/Edusp), Romantismo, de Adilson Citelli (Ática), e Literatura Brasileira – Dos primeiros cronistas aos últimos românticos, de Luiz Roncari (Edusp).

2. As artes plásticas

A época do Romantismo nos legou, além de Goya, os grandes pintores franceses Théodore Géricault e Eugéne Delacroix, os paisagistas Joseph M. W. Turner e Jonh Constable, ingleses, e Caspar D.Friedrich e Philip O. Runge, alemães, além do renomado escultor francês Auguste Rodin.
Pesquisem sobre esses artistas, procurando conhecer as semelhanças e as diferenças entre os recursos pictóricos empregados por eles, o significado do estilo que adotaram etc. Ilustrem a pesquisa com reproduções de suas pinturas e esculturas mais célebres, em cópias xérox coloridas, se possível. 

3. A música romântica

A música erudita – Pesquisem sobre a música do Romantismo, buscando informações sobre o estilos das composições (as óperas, o lied alemão, canções para voz solo e piano), sobre compositores como Beethoven, Schubert, Schumann, Chopin e Liszt, as características das composições da época e, especialmente, a música para piano. Procurem ilustrar a apresentação do trabalho com partituras, pinturas e desenhos.Se possível, promovam uma audição de música romântica, apresentando á classe, ao vivo, uma peça musical ou, ao menos gravações de músicas significativas da época.
A música popular dita “romântica” hoje – Escolham e reproduzam algumas canções popularmente chamadas de “românticas’’ e façam uma análise delas. Comparem as canções aos textos românticos que estudaram, identifiquem semelhanças e diferenças e apresentem os resultados à classe.

4. Sou muito romântico! – Declamando poemas

Escolham poemas entre os que foram estudados nesta unidade, ou nos livros indicados na seção Fique Ligado!Pesquise! , na abertura desta unidade, para montar uma mostra panorâmica da poesia romântica.
Uma parte do grupo poderá declamar poemas bem-comportados de diferentes poetas românticos, brasileiros ou estrangeiros; outra parte, poemas inspirados no “mal do século’’de autoria de poetas brasileiros, de Byron ou de Musset.
Para a apresentação, procurem usar, se possível, um vestuário de época: uma gravata-borboleta, cartola e bengala; as meninas podem pentear-se de forma elaborada, com cachos sobre a testa e um “nó’’ no alto da cabeça adornado com pequenas flores, ou usar  vestido bem rodado,com os ombros à mostra e um chapéu tipo boneca (uma espécie de touca), amarrado com um laço de fitas largas.Os que forem declamar poemas do “mal do século’’podem usar uma capa preta e fazer uma maquiagem para transmitir a ideia de palidez.

5. “Estamos em pleno mar! ’’ - Declamando ou encenando “O navio negreiro’’

Dividam em partes o poema “O navio negreiro’’, de Castro Alves, e declamem-no integralmente ou uma parte dele. Para a apresentação, montem um cenário com imagens que façam lembrar o mar e o sofrimento dos escravos. Se quiserem, transformem o poema em uma peça teatral, realizando as adaptações que julgarem necessárias.Nesse caso, façam uma leitura dramática do texto, memorizem-no e ensaiem-no antes da apresentação.  

Vejam fotos:

















Parabéns à todos os envolvidos pela dedicação e desempenho demonstrados.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário