sábado, 22 de setembro de 2012

Categoria - CRÔNICA

Olimpíada de Língua
              Portuguesa - Escrevendo o Futuro
Olá,


Vimos informar que um texto produzido na sua escola foi selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.



Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:

TÍTULO DO TEXTO: O sabor de minha infância
CATEGORIA: Crônica
ALUNO(A) AUTOR(A): Rodrigo Assis Gomes
PROFESSOR(A): vera lucia siqueira da silva
DIRETOR(A): sileide maria leite de melo andrade
ESCOLA: ESCOLA SANTA TEREZINHA
MUNICÍPIO/UF: Santa Terezinha/PE
Enviamos os nossos cumprimentos ao(à) aluno(a), professor(a) e diretor(a). Parabéns pelo trabalho realizado!


As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção no periodo de 22 de setembro a 17 de outubro. Caso o texto da sua escola seja selecionado como semifinalista, a equipe da Olimpíada entrará em contato novamente.



Acompanhe as notícias da Olimpíada pela Comunidade Virtual (www.escrevendoofuturo.org.br).

LEIA O TEXTO VENCEDOR:


ESCOLA SANTA TEREZINHA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Professora: Vera Lucia Siqueira da Silva                     SÉRIE: 1º EM “B”
ALUNO(a): Rodrigo Assis Gomes
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Tema: “O lugar onde vivo”
GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA


O SABOR DE MINHA INFÂNCIA

        Quando eu era moleque, passava a maior parte do meu tempo brincando pelas ruas de minha cidade, dava muitas risadas, criava coisas inusitadas. Vivia intensamente todos os momentos. Morava na mesma rua de minha avó onde tinha um muro que era a cara do paraíso, com muitas plantas que davam frutos e um jardim encantado, ela criava galinhas que em dias especiais eram nosso próprio alimento, era um amor de pessoa, um doce, gostava muito das crianças que viviam ao seu redor.
Por trás do muro havia duas árvores bem grandes e com galhos enormes, junto com meus amigos vivíamos subindo nos galhos e as paqueras eram constantes, de todo lado. As quedas eram a alegria do momento, um caia com a pança no chão, outro ficava pendurado nos galhos pela camisa e assim íamos nos divertindo, até o anoitecer.
Certo dia, recebemos uma notícia que nos deixou muito tristes, o governante da cidade, junto com sua equipe tinha o dever de calçar a rua, onde estavam nossos maiores bens, que nos levava até o céu, até o infinito, esse era nosso pensamento.
Presenciamos a cena, foi muito triste ver aquele homem no trator, arrancando as duas árvores, aquilo era ruim, era como levar um pedaço dos meus amigos, não sei se eles sentiam a mesma coisa que eu, pois eu era e sempre fui o mais sentimental.
Acabou com nosso divertimento, não ouvíamos mais o canto dos passarinhos, pois a rua estava de luto, aquele lugar nos deixou lembranças boas. Mesmo com isso, não deixamos de ser crianças, começamos a brincar e nos divertir ocupando nosso tempo com outras coisas. Isses sim, foram grandes momentos vividos na minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário