sábado, 22 de setembro de 2012

Categoria ARTIGO DE OPINIÃO


Olá,


Vimos informar que um texto produzido na sua escola foi selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.



Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:

TÍTULO DO TEXTO: Prisão sem Grades
CATEGORIA: Artigo de opinião
ALUNO(A) AUTOR(A): Paulo Henrique Palmeira da Silva
PROFESSOR(A): vera lucia siqueira da silva
DIRETOR(A): sileide maria leite de melo andrade
ESCOLA: ESCOLA SANTA TEREZINHA
MUNICÍPIO/UF: Santa Terezinha/PE
Enviamos os nossos cumprimentos ao(à) aluno(a), professor(a) e diretor(a). Parabéns pelo trabalho realizado!


As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção no periodo de 22 de setembro a 17 de outubro. Caso o texto da sua escola seja selecionado como semifinalista, a equipe da Olimpíada entrará em contato novamente.



Acompanhe as notícias da Olimpíada pela Comunidade Virtual (www.escrevendoofuturo.org.br).

LEIA O TEXTO VENCEDOR:


ESCOLA SANTA TEREZINHA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Professora: Vera Lucia Siqueira da Silva                     SÉRIE: 3º EM “A”
ALUNO(a): Paulo Henrique Palmeira da Silva
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Tema: “O lugar onde vivo”
GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

PRISÃO SEM GRADES

Nós seres humanos temos a facilidade de criar vínculos e de nos apegarmos às coisas facilmente, sejam elas boas ou ruins, nesse caso posso citar as DROGAS.
O risco de um jovem se envolver com drogas em uma cidade grande é enorme e esse risco não diminui em uma cidade pequena, como a minha. A falta de opções e do que fazer nesses locais desperta, em nós jovens um desejo de aventurar-se a procura de diversão.
Recentemente em minha cidade aconteceu um fato em que um rapaz se envolveu com pessoas que diziam ser amigas e acabou se prendendo a uma rede de risco, chantagem, mentira e medo, o que acabou criando um desfecho inesperado, o qual abalou toda a nossa comunidade e tendo como final a morte de um, a prisão deste jovem e de outro, sem falar nas marcas inapagáveis colocadas na família de cada um.
O destaque da história vai para as duas mães, que acabaram perdendo seus filhos de maneiras diferentes, mas com o mesmo criminoso “AS DROGAS”. Duas vítimas, duas histórias. Uma das mães teve seu filho morto de forma brutal por aqueles que se diziam amigos. A outra mãe vê seu filho sendo levado embora, sem entender como seu filho amado poderia ter se envolvido em tudo aquilo, a dor e a culpa são sentimentos demonstrados por ela. Como seu filho havia se transformado em uma pessoa capaz  de fazer coisas inimagináveis influenciado pelas drogas e más companhias?
Penso que o envolvimento com pessoas erradas terá sempre o mesmo caminho, no qual o risco e os prejuízos não são direcionados apenas para o usuário, mas vai desencadear uma série de problemas que não devem ser solucionados unicamente pela família, precisa contar com a ajuda de outras instituições da comunidade, que deverão realizar um trabalho de conscientização, para que outros jovens não se direcionem para o mesmo caminho daquele rapaz que só veio perceber onde havia se metido, quando as grades da prisão haviam se erguido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário