terça-feira, 13 de agosto de 2013

Erem Santa Terezinha promove sarau gótico


Alunos orientados pela professora de Língua Portuguesa, organizaram evento que apresentou a influência gótica em várias expressões artísticas

21 de Junho de 2013
Melancólica, fúnebre e sombria, a cultura gótica invadiu a Escola de Referência em Ensino Médio Santa Terezinha, localizada no município de mesmo nome. Isso porque alunos do 2º ano do ensino do médio expuseram na última quarta-feira (12) para toda a comunidade escolar a conclusão do projeto “Sarau Gótico: Oh! My Goth”. No auditório da escola, das 7h30 às 17h20, as demais turmas da instituição puderam apreciar as influências do gótico em várias expressões artísticas como literatura, música e cinema.
 
Idealizadora do projeto, Dalvaneide Vasconcelos, professora de Língua Portuguesa da escola, conta que foi incentivada pelas propostas de atividades práticas sugeridas pelo livro didático. “Estávamos estudando as marcas do gótico na Segunda Fase do Romantismo e resolvemos desenvolver um projeto que apresentasse o conteúdo aprendido em sala. O livro didático com o qual trabalhamos incentiva a realização desse tipo de atividade. Durante dois meses desenvolvemos esse trabalho que agora foi concluído com a exposição”, afirma.
 
Numa sala decorada com morcegos, caveiras e aranhas, os alunos - demasiadamente maquiados com batons pretos, roupas sombrias e marcas de feridas na face falaram da cultura gótica. Cinco oficinas foram criadas para abordar as temáticas escolhidas. A primeira delas tratava do poema “O Corvo”, de Edgart Allan Poe, com destaque para a vida e obra do autor. A segunda tinha como foco a música gótica. Personalidades brasileiras como Rita Lee e Raul Seixas foram lembradas através das músicas “Meu Doce Vampiro" e “O Rock do Diabo” respectivamente.
 
Num terceiro momento, a obra “Noite da taverna”, de Álvares de Azevedo, foi interpretada pelos alunos através de uma encenação teatral. “Os contos dessa obra foram muito importantes para guiar nosso trabalho. Ela expõe os dois lados do gótico. Ao mesmo tempo em que o movimento é rico em expressividade, ele mostra a vida atordoada de seus seguidores. Dessa forma, quis incentivar os alunos a discernir o que é positivo e negativo nos nossos tempos”, diz Dalvaneide. Além disso, duas outras oficinas apresentavam a série de HQ “Sandman”, de Neil Gaiman, e o cinema gótico marcado por filmes famosos como “Drácula”, de Tod Browning, e outros atuais como “A noiva cadáver”, de Tim Burton.
 
Para a aluna Heloísa Micaela, participar do projeto foi importante para conhecer mais profundamente a literatura gótica. “Foi uma forma legal de aprender. Vimos o lado positivo e negativo do movimento, nos unimos, nos caracterizamos. Foi uma atividade interessante”, afirma a estudante.
 
 
 
Apesar de ter surgido a partir do estudo da Segunda Fase do Romantismo, o projeto não se prendeu a verificar apenas a parte histórica do movimento. Figuras típicas da contemporaneidade, como o músico Marilyn Manson e a Saga Crepúsculo, também estavam presentes evidenciando as influências que a cultura gótica sustenta até hoje.





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